sexta-feira, 13 de abril de 2012

RODA DE CONVERSA


Encerramos as atividades do dia com uma roda de conversa, onde trocamos idéias e sentimentos, sobre tudo o que aconteceu durante o passeio pelo jardim.







Quem gostou do passeio, levanta a mão!
















19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO

Relato da professora Luciane, das  atividades realizadas em sala de aula:
"Na hora do recreio pedi para que os alunos guardassem as sementes das frutas, que fossem comer.
 Em sala juntamos com as sementes que algumas crianças trouxeram de casa. As crianças ajudaram a separar as sementes e pedi para elas descobrissem de que fruta pertência cada semente.
Elas compararam que a semente da laranja parecia com a da mexerica e que as outras tinham cores e tamanhos diferentes".




"Como estava trabalhando uma sequência de atividades na semana do índio uma criança perguntou:  - Índio como semente? - Respondi que sim. Então eles fizeram “caras e bocas” achando aquilo muito estranho.
Outro aluno comentou: - A semente tem um gosto ruim! - Falei que nós também comíamos sementes e dei o exemplo das sementes que eles mesmos tinham trazido: feijão, arroz e o milho.
Outra criança argumentou: - Passarinho também come semente! - Pedi para eles me mostrarem, quais daquelas sementes (...) que os passarinhos comiam,  apontaram o alpiste, painço e semente de girassol".

"Aproveitando o comentário sobre os índios, discutimos em roda de conversa que além de comer sementes, eles fabricam alguns objetos com elas, e que (...) em algumas regiões as pessoas fazem roupas, enfeitam colares e pulseiras com as sementes.
(...) aproveitamos para confeccionar os cocares dos índios, utilizando as sementinhas que eles haviam trazido.








A DIVERSIDADE DAS PLANTAS
"A  atividade de pesquisa sobre a diversidade das plantas surgiu, a partir de vários questionamentos das crianças:
- Por que as plantas não são iguais?
- As sementes são iguais?
- Por que tem cores e tamanhos diferentes?
Pedi para que elas pesquisassem  com a família figuras de plantas e sementes e trouxessem para sala de aula. (...) No dia nem todas as crianças tinham sementes e figuras de plantas, então fomos para a biblioteca pesquisar em  revistas (...)  se dividiram em grupos (...)   Depois cada grupo apresentou para o restante da sala, o cartaz que montaram e na roda de conversa observamos as  plantas (...) que tinham encontrado. Cada aluno falou sobre as características das plantas, que (...) colou no cartaz.
 











2 comentários:

  1. Boa Tarde, fico muito feliz em saber que a escola em que meu filho estuda é dimanica e a professora dedicada. Sabemos que hoje apenas lousa e giz nao são suficientes para despertar o interesse dos alunos, é gostoso saber que esta unidade escolar está utilizando a tecnologia em favor da divulgação do que faz...parabéns a todos os envolvidos neste projeto.
    Sem mais,
    Katia Felizardo

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  2. Mamãe Katia
    Diante de tantas inovações, não há como ficarmos parados! Sendo assim, precisamos utilizar a "era digital" em favor do conhecimento.
    As crianças necessitam de atividades que realmente as envolvam, como você diz, deixando o giz e a lousa um pouco de lado.
    Esse trabalho requer muita dedicação, criatividade, sabedoria e principalmente muito amor pelo que fazemos.
    As aulas de Educação e Tecnologia estão acontecendo em todas as escolas do nosso município, fazendo com que as crianças se despertem para a pesquisa.
    Na verdade, nossos pequeninos sabem muito e o que fazemos é sondar o conhecimento prévio e possibilitar ferramentas para que eles busquem mais respostas, ampliando assim o conhecimento de maneira prazerosa e realmente significante.
    Essa turminha não demonstraria tanto entusiasmo, se não fosse a grande parceria com a professora Luciane.
    Agradecemos seu comentários e estamos abertos para sugestões.

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