Essa semana, a professora Luciane preparou uma atividade para trabalhar as partes das plantas com seus alunos.
Na lousa, foram anexadas gravuras com as partes das plantas e seus respectivos nomes.
A professora Luciane explicou como seria a atividade e mostrou alguns envelopes, onde estavam as dicas para ajudar as crianças a nomear as partes das planta.
Convidou alguns alunos para brincar e
com votação as crianças íam escolhendo
quem ía participar primeiro.
com votação as crianças íam escolhendo
quem ía participar primeiro.
A professora auxiliava seus alunos,
lendo as perguntas:
"São responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração. Geralmente são constituídas por um cabinho que a une ao caule, apresentam-se de várias formas. A distribuição no caule pe normalmente, alternada ou composta. Em alguns casos serve como proteção, a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida". (Resposta: FOLHAS)
"Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Os agentes da natureza conseguem depositar o pólen no estigma fecundando óvulo e ovários". (Resposta: FLOR)
"É a coluna da planta, mantendo-a ereta. o caule tem várias denominações. Nas árvores, chama-se tronco, haste nas plantas rasteiras". (Resposta: CAULE)
"Possuem reservas de alimento, para possibilitar que a planta germine e cresça até ter folhas. Para brotar, algumas dividem-se em duas, como o feijão e a soja, outras se mantêm inteiras, com o milho e o arroz". (Resposta: SEMENTES)
"Esta é a parte responsável pela alimentação. É através da raiz que a planta absorve água, sais minerais e conduz matéria orgânica até o caule. Ela funciona também como "dispensa", guardando reservas de nutrientes. As raízes podem ser subterrâneas (sob o solo), aquáticas (submersas na água) ou aéreas (nem na terra, nem dentro da água)". (Resposta: RAÍZ)
"A maior riqueza de uma planta, é responsável por proteger a semente, guardando-a em seu interior". (Resposta: FRUTO)
Os alunos descobriam a resposta e
nomeava a parte da planta.
Logo após essa atividade, a professora colocou todos os alunos para fazerem a ginástica historiada da árvore, onde os movimentos íam demonstrando como as plantas nascem e crescem.
A ÁRVORE
A SEMENTE, COM O VENTO,
CAIU NA TERRA FOFINHA.
VEIO A CHUVA, VEIO O SOL
E BROTOU A SEMENTINHA.
O CAULE FOI PARA CIMA,
A RAIZ FIRMOU NA TERRA.
A PLANTINHA FOI CRESCENDO
BEM LÁ NO ALTO DA SERRA.
HOJE TEM FRUTOS E FLORES.
E AS FOLHINHAS? TÃO BELAS!
PARECE ATÉ QUE O VENTO
BRINCA DE PIQUE COM ELAS.
DELA TUDO RECEBEMOS
ATÉ A SOMBRA DA RAMADA.
EU CHEGO MESMO A PENSAR
QUE ALI MORA UMA FADA.
CAIU NA TERRA FOFINHA.
VEIO A CHUVA, VEIO O SOL
E BROTOU A SEMENTINHA.
O CAULE FOI PARA CIMA,
A RAIZ FIRMOU NA TERRA.
A PLANTINHA FOI CRESCENDO
BEM LÁ NO ALTO DA SERRA.
HOJE TEM FRUTOS E FLORES.
E AS FOLHINHAS? TÃO BELAS!
PARECE ATÉ QUE O VENTO
BRINCA DE PIQUE COM ELAS.
DELA TUDO RECEBEMOS
ATÉ A SOMBRA DA RAMADA.
EU CHEGO MESMO A PENSAR
QUE ALI MORA UMA FADA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário