As crianças sentiram uma certa tristeza, por suas sementinhas não brotarem. Porém, essa decepção coletiva serviu para que eles pensassem sobre os diversos fatores pelo qual a sementinha não germinou.
A roda de conversa, demonstrou as diversas idéias e conceitos que as crianças tinham a respeito do que aconteceu.
Dessa maneira, resolvemos replantar os feijões, porém tipos variados de semente para que desta vez, dê certo.
Feijões: branco, carioquinha, fradinho e a fava que uma aluninha Fernanda trouxe.
Pedimos que os alunos observassem os feijões e separassem de acordo com suas características.
Com a ajuda dos seus alunos, a professora Luciane lembrou o nome de alguns dos feijões e falou sobre o fradinho e a fava que a maioria deles ainda não conheciam.
Dessa vez, resolvemos deixar os feijões perto da janela, para que recebam mais claridade e assim as crianças poderão acompanhar melhor seu crescimento.
Voltamos ao jardim para ver o que havia acontecido com os feijões que havíamos colocado na terra.
Para nossa surpresa não havia nada!
Os alunos chegaram a diversas hipóteses, entre elas, que os passarinhos tinham carregado o algodão para fazer um colchão no ninho, que tinham pego as sementes para dar de comer aos seus filhinhos e talvez que o vento tenha levado tudo embora.
Aproveitamos ainda, para ver o quanto a flor daquela "árvore misteriosa" está crescendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário